top of page

unidade de valorização de resíduos orgânicos

subprefeitura de pinheiros, são paulo - sp

A primeira Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos de São Paulo localiza-se em um terreno da Subprefeitura de Pinheiros adjacente à Praça Victor Civita. Este equipamento foi concebido como um centro de tratamento de resíduos sólidos urbanos, de educação ambiental e de promoção de técnicas de compostagem, operando como um modelo de referência para futura implementação em outras regiões do município. Seu programa, bastante diverso, pode ser separado em quatro blocos: 1. bloco educativo; 2. bloco de compostagem; 3. bloco de apoio e; 4. bloco de funcionários. Somam-se a eles áreas livres ajardinadas, nas quais também estão previstas atividades comunitárias.

O terreno apresenta três características marcantes. A primeira delas consiste na pré-existência de um antigo galpão com estrutura de concreto e cobertura em madeira, o qual foi incorporado sem grandes alterações à proposta realizada. A segunda decorre do fato de possuir dois acessos distintos: um voltado para a Subprefeitura de Pinheiros, no qual foi possível organizar toda a parte operacional o equipamento; outro atrelado à Praça Victor Civita, onde foi instituída a entrada e saída do público. A terceira característica é a existência de um desnível de um metro e meio entre a cota do terreno (cota baixa) e a cota da Praça (cota alta).

O partido do projeto propõe estender a cota da Praça Victor Civita para dentro do equipamento, proporcionando uma interlocução maior com a cidade e um acesso convidativo à população. Junto ao acesso e sob a cobertura do galpão pré-existente, foi locado na cota alta do projeto o bloco educativo, com espaços expositivos, uma sala multiuso e uma área administrativa. Outra importante decisão do trabalho de arquitetura foi ampliar a área coberta do terreno, prolongando o galpão existente com outras três "naves" que oferecem condições ideais para os processos de compostagem. Sob esta nova cobertura de aço, na cota baixa do projeto, foram posicionados os blocos de compostagem e apoio. A proximidade deste último com a Subprefeitura de Pinheiros se revelou muito oportuna para a entrada e saída de caminhões contendo resíduos de feiras, podas de árvore e sacos com insumos provenientes da compostagem. A área de funcionários  se constitui como um discreto anexo, destacado do corpo principal da intervenção.

O projeto procura, com uma intervenção simples e econômica, organizar a complexidade programática sob uma cobertura única, garantindo, através da implantação proposta, condições necessárias para que se torne um equipamento amplamente utilizado pela população de São Paulo.