
casa em florianópolis
Esta casa está localizada no Canto da Lagoa, bairro de Florianópolis que tem esse nome por margear o extremo sul da Lagoa da Conceição. A região é caracterizada por amplas áreas de preservação natural e por uma ocupação pouco densa composta majoritariamente por residências unifamiliares. O terreno é estreito e comprido, tem seu acesso por uma via pública na cota baixa e se estende por 500m até o alto do morro.
Decidiu-se por implantar a construção no limite da zona de preservação, a cerca de 40m do acesso, onde a casa está distante dos vizinhos e envolta por uma densa mata subtropical. Para isso, foi necessária a previsão de uma estrada em rampa ascendente que se encerra em um platô, ambos acessíveis por automóvel. Mais que um estacionamento, esse platô se constitui como uma área destinada a atividades ao ar livre: um pátio seco e horizontal em contraste com seu entorno íngreme, úmido e fechado pela vegetação. Com o intuito de alterar o mínimo a condição original do terreno, ele é a única intervenção na topografia. Uma escavação conforma seu recinto, ao passo que as pedras extraídas da movimentação do solo rochoso são usadas nos muros de contenção, adotando uma técnica comum na cultura construtiva local. A casa, por sua vez, é uma construção em concreto armado e alvenaria suspensa do solo e conectada ao platô por uma ponte, o que permite que a vegetação se desenvolva sob sua projeção.
O morador é um professor de música que desejava, além dos espaços habituais de uma casa, um ateliê para estudos e ensaios. Uma decisão de projeto foi unir esses programas em um único bloco, porém organizados em dois níveis. O partido resulta em uma construção mais compacta e de mais fácil execução naquele contexto, mas também revela o desejo de intensificar a relação entre a atividade musical e a vida doméstica. No nível inferior, acessado diretamente através do platô, um apartamento é organizado em uma laje quadrada com 9,40m de lado e sustentada por quatro pilares. Duas faces opostas desse quadrado são inteiramente envidraçadas, enquanto que as outras duas são paredes opacas, de modo que a estrutura está no perímetro e não há apoios intermediários. O nível superior é destinado ao ateliê, porém este não se sobrepõe inteiramente ao piso de baixo, deixando duas faixas vazias junto aos caixilhos. Ele é como uma ponte que atravessa o interior de um espaço único e comunicado. Sob sua projeção, divisões transversais setorizam o programa da casa: banheiros, quartos, sala e escada. As duas faixas de pé-direito duplo conformam varandas para as quais se abrem os espaços da casa e se debruça o ateliê. A partir do nível superior, uma escada externa leva à cobertura, um solário de onde se avista a lagoa.
ficha técnica
status | em desenvolvimento
projeto | 2024
localização | florianópolis, sc
arquitetura | tomas millan e victor oliveira
estrutura e instalações | bud engenharia
modelo eletrônico | bruna tavares